cabeç

cabeç
luz

14 setembro 2009

Equilíbrio pessoal: o gráfico da vida

O pensador indiano Deepak Chopra apresenta uma nova ferramenta para o equilíbrio pessoal: o gráfico da vida
Por Mirna Grzich (Época Negócios)
Conhecido por difundir a ioga e a medicina aiurvédica no Ocidente, o médico e pensador indiano Deepak Chopra – radicado em San Diego, na Califórnia – esteve recentemente em São Paulo. Em palestra para 150 executivos e empresários, apresentou uma nova ferramenta: os mapas da mente (mind maps). Trata-se de uma representação gráfica de diferentes aspectos pessoais que, segundo ele, possibilita organizar a vida concentrando as atenções no que é realmente essencial para cada pessoa.
Durante o workshop, Chopra sugeriu questões para um mapa: por que sou um bom líder? Como quero estar daqui a 12 meses? O que quero realizar? A ideia é que cada um dos presentes escrevesse, numa folha de papel, a partir de um centro, suas metas pessoais. E, com a ajuda de setas, descrevesse as questões a resolver e os processos a serem ajustados. “Quando você coloca suas questões no gráfico, fica tudo claro”, disse. Veja, nas páginas seguintes, o mapa do líder do futuro. Nele, você encontrará algumas das dimensões indispensáveis para que exerça seu potencial de liderança: liberdade emocional para saber reconhecer a emoção dos outros, capacidade de sonhar, empowerment, consciência e responsabilidade.
Aqui, o mapa do líder do futuro, segundo Deepak Chopra. São atributos que podem ser desenvolvidos por meio da prática atenta das seguintes dimensões:
clique na imagem para ampliar
1. OLHE E OUÇA
Observe com atenção tudo à sua volta. Analise cuidadosamente a situação, sinta com empatia e abertura emocional, e seja sempre você mesmo.
2. CONEXÃO EMOCIONAL
Aprenda a resolver conflitos desenvolvendo a ressonância com o outro, sem medo nem julgamentos, sem certo ou errado. Ao contatar suas emoções, você aprenderá a conhecer as emoções dos outros flutuando à sua volta.
3. ESTADO DE ALERTA
É um estado de consciência expandida. Você deve responder cuidadosamente às seguintes questões: Quem sou eu? O que quero? O que eles querem? O que todos nós queremos?
4. SONHE E FAÇA
Crie e mantenha a sua visão. Saiba preencher e antecipar as necessidades em seu trabalho. Cultive metas inteligentes.
5. EMPOWERMENT
Com flexibilidade, destemor e empatia, aprenda a delegar e promover sempre sua equipe. Dê força aos seus membros e estimule sempre o espírito de iniciativa para que a criatividade flua.
6. RESPONSABILIDADE
Saiba colocar seu ego de lado. Em caso de sucesso, entregue os louros ao time. Você não pode imaginar os milagres que acontecem quando você é capaz de fazer isso.
7. SINCRONICIDADE
Acompanhe o ritmo dos eventos. Se você estiver presente e envolvido, estará na hora certa, no lugar certo. Saiba usar o poder do foco.

Nenhum comentário:

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...