cabeç

cabeç
luz

11 junho 2008

Santo da humildade, amabilidade e simplicidade



TAGS: SANTO ANTÔNIO / FÉ / RELIGIOSIDADE / DIA DOS NAMORADOS

Quando nasceu de uma família rica, em Lisboa, a 15 de agosto de 1195, ele ganhou o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Aos 15 anos, entrou para vida monástica num convento agostiniano, primeiro de Lisboa e depois foi para Coimbra. Em 1220, trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana. Passou um ano pregando aos muçulmanos no Marrocos e de lá teve de seguir para a Itália por conta de uma enfermidade.

Indicado professor de teologia por são Francisco de Assis, Santo Antônio ganhou renome como orador sacro. Seus sermões encontravam forte eco popular, e lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santo. Mas a sua saúde estava cada vez mais precária, obrigando-o a se recolher em um convento perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados. Suas palavras impressionaram até o próprio São Francisco de Assis.

Conta-se que Antônio foi pregar numa cidade onde as pessoas não quiseram ouvi-lo. Como estava perto de um rio, ele dirigiu-se aos peixes, que começaram a colocar suas cabeças para fora da água.

É o mais popular dos santos no Brasil e está entre os preferidos no mundo. Na Itália, é conhecido simplesmente como “o Santo”, tamanha sua intimidade. Santo Antônio é representando sempre com o menino Jesus nos braços, às vezes com um livro (alusão a sua sabedoria). Conta a lenda que Antônio se recolheu no castelo de um conde, enquanto se recuperava. O tal conde, passando perto do quarto onde estava Antônio, contou que viu uma forte luz pela fresta da porta e pensou que se tratava de um incêndio. Então entrou e viu que Antônio tinha nos braços uma criança da qual emanava uma luz resplandecente. A pedido do jovem monge, essa história só foi divulgada depois da sua morte.

Morreu a caminho de Pádua, num dia 13 de junho, aos 36 anos, por uma doença diagnosticada hoje como crise de hidropisia (acumulação anormal de líquidos nos tecidos ou em determinadas cavidades do corpo, levando os membros afectados a aumentarem de volume, atingindo finalmente todo o corpo e levando a morte). Foi canonizado 11 meses depois de seu desencarne, pelo papa Gregório IX.

Na pessoa de Antônio, um grande saber e uma grande eloqüência combinam-se com humildade, amabilidade e simplicidade. Isso entusiasmava as pessoas de sua época e continua a nos impressionar até hoje.

-----------------

Oração a Santo Antônio

Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio
Vereis fugir o demônio e as tentações infernais.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Por sua intercessão, foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte, e torna-se o enfermo são.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Todos os males humanos se moderam, se retiram,
Que o digam aqueles que o viram, que o digam os paduanos.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.
Rogai por nós, bem-aventurado Antônio
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

___________________________

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. O Papa Sisto V, que era franciscano, mandou esculpir aessa oração - chamada também de “Lema de Santo Antônio” - na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o Lema:

Eis a cruz do Senhor!
Fugi forças inimigas!
Venceu o Leão de Judá,
A raiz de David! Aleluia!

___________________________

ORAÇÃO - Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.
Santo Antonio, rogai por nós.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)

___________________________

ORAÇÃO - Santo Antonio, eu sei que o casamento é uma vocação abençoada por Deus. É o sacramento do amor, comparado ao amor que Cristo tem para com a Igreja.
Eu me sinto chamada para o casamento: por isto, Santo Antonio, ajuda-me a encontrar um namorado bom, amável, sério e sincero, que tenha os mesmos sentimentos de afeto que eu sinto. Faze que nos completemos um ao outro e formemos uma união abençoada por Deus, para que nós dois, juntos, sejamos capazes de vencer possíveis problemas familiares e conservemos sempre vivo o nosso amor, para que nunca falte a compreensão e a harmonia familiar.
Santo Antonio, abençoa-nos a mim e a meu namorado; acompanha-nos até o altar e conserva-nos unidos pelo resto da nossa vida.
Santo Antonio, rogai por nós.

___________________________

Oração dos Namorados - Grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com a vocação sagrada para formar uma família. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé.

Assim seja.
___________________________

Fonte: Blog da revista Partilhando e Com Amor

Nenhum comentário:

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...