cabeç

cabeç
luz

09 janeiro 2012

Humor das Minas Gerais


Das Minas Gerais, com sua riqueza de ritmos e harmonias, terra da mais rica cultura popular do Brasil, pensei em fazer uma singela homenagem. Sou filho de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, região de Porto Seguro, considerada praia do mineiro. É grande a lista de colegas, vizinhos, escritores, músicos que amo e amigos de lá, que conquistaram meu coração. Um beijo enorme a esse povo que amo demaisdaconta.    

Piada conhecidíssima de mineiro
"Sapassado,era sessetembro. taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuznhando um kidicane cumastomate pra faze uma macarronada cum galinhassada.quascai de sustu quanduvi um barui
vinde denduforno pareceno um tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda da galinha prássa
o forno isquentô,o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora!fiquei branco quineim um lidileite.
Foi um treim doidimais! quase caí dendapia!fiquei sensabê doncovim,noncotô, proncovô.Ópcevê quilocura!
Grazadeus ninguem semaxucô!"

Piadinha O que um mineiro tem demais
"Um mineirim tava no Ridijanero, bismado cas praia , pé discarço, sem camisa , aquele carção samba canção. Sem cueca pur dibacho. Os carioca zombando, contando piada dji mineiro. Alhei a tudo , o
mineirim olhou pro marzão i num si güentô : correu a toda velocidadii, deu um mergúio , deu cambaióta , pegô jacaré i tudo mais. Quano saiu, o carção dji ticido finim tava transparente e grudadim na pér. Tudu mundo na praia, tava oiano pro tamanho do "amigão" qui o mineirim tinha. O bicho ia até pertim do juêi... i. A turma nunca tinha visto coisa iguar. As muié cum sorrisão , os homi roxo dinveja , só tinham oios pro bixo. O mineirim intão percebeu a situação , ficou todo invergonhadu i gritô : - Qui qui foi , uai?! Seus bobãum...vão dizê qui quando oceis pula na água fria, o pintim dôceis num incói tumém?! "

E fui buscar o imortal Guimarães Rosa, me inspirei e confeccionei um parágrafo

Isso ai, nem mais nem menos, é amor. O sol reaparece todo dia, a lua no céu agora brilha, como música ao telhado, e eu não consigo mudar a página do pensamento. Persigo na contenção da ânsia, esperando já na hora, na frente do Celeste, dizer que nunca senti tanto amor por ser  vivente. Que abaixo Dele, por esta luz que me alumia, não penso em mais ninguém, nunca.

"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.",
 O que dita sabiamente Guimarães Rosa, que ainda compete dizer: O verdadeiro amor é um calafrio doce, um susto sem perigos.

Riobaldo vai mais fundo:
"Sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na ideia, querendo e ajudando, mas quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois."

Um comentário:

Anônimo disse...

CulpabilidadeO estado de pecado no homem não é um facto, senão apenas a interpretação de um facto, a saber: de um mal-estar fisiológico, considerado sob o ponto de vista moral e religioso. O sentir-se alguém «culpado» e «pecador», não prova que na realidade o esteja, como sentir-se alguém bem não prova que na realidade esteja bem. Recordem-se os famosos processos de bruxaria; naquela época os juízes mais humanos acreditavam que havia culpabilidade; as bruxas também acreditavam; contudo, a culpabilidade não existia.

Friedrich Nietzsche, in 'Genealogia da Moral'

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...