cabeç

cabeç
luz

03 dezembro 2009

Giulieta, a esposa e atriz intimidada



By Gabriel Amorim

Giulieta nunca escondeu a sorte de encontrar Federico Fellini, o diretor, e a chance oferecida de se tornar conhecida, apesar de não ter nenhum dos atributos físicos em voga na época, a Era das “abundâncias físicas”. Federico lutou para que Giulieta pudesse ficar com o papel de Gilsomina em “A Estrada da Vida”. Os produtores concordaram sobre seu extraordinário talento dramático, mas diziam que não se encaixava no papel e muito menos na preferência do público de então.

“ A Estrada da Vida” foi um episódio extraordinário na vida de Giulieta, alcançando o estrelato, e rapidamente, ganhou prêmios e sucesso ao redor do mundo. Ela era atriz de teatro, e apesar de ter atuado em filmes, tinha criado sempre personagem completamente distinto de Gelsomina, e um tipo “clow” não estava no seu repertório. Além disso, o cinema dava um complexo de inferioridade a Giulieta, pois não tinha “um físico abundante”. Giulieta teve uma reação negativa ao estilo que Federico desejava, o qual parecia para ela, demasiado grotesco. Mesmo assim, enfrentou com dificuldade devido ao sacrifício que teve que fazer como mulher.

Depois vieram outros maravilhosos presentes, como “Noites de Cabíria”, cujo personagem era mais próximo dela do que os anteriores, mais livre e menos restrito. Alguns anos mais tarde voltou a atuar para Federico em “Julieta dos Espíritos”, outro papel que a atriz relutou a interpretar, principalmente por causa da primeira metade da história.

Cada vez que Giulieta trabalhava com Fellini, ele tinha que se impor e lutar para ela fazer certas coisas de sua maneira. Federico tinha uma indiscutível posição de comando, não porque sempre vencia, mas porque o filme estava dentro dele e os atores não tinham como saber o que ele realmente queria.

Federico intimidava Giulieta, uma vez que era naturalmente extrovertida e tinha necessidade de se preparar mentalmente e fisicamente antes de fazer cada cena, não conseguindo adaptar-se a mudanças no ultimo minuto. A matéria-prima para Federico deveria estar sempre disposta a ser moldada numa nova forma. Giulieta uma vez confessou que ser a atriz mais difícil para trabalhar com Fellini, exceto em papéis que realmente gostava, não sendo fácil Federico trabalhar com ela.

Federico ao falar de Giulieta: “Giulieta vive a vida como uma soldada, para ela não existe cinza, apenas preto e branco”. Somente uma união feliz poderia passar 41 anos juntos, com um marido feliz, onde a mulher metia seu nariz em tudo. Uma adulta no papel, mas não de espírito.

“Eu tenho fé e confiança. De certo modo, sou muito parecida com Cabíria. Quanto ao meu trabalho, sempre espero pelo resultado e me sinto muito frágil. Sempre que faço um filme, é como a primeira vez para mim. Meu coração bate forte enquanto espero pela opinião da audiência. Porém, sei também que, quando Federico diz “bravo”, ele está realmente satisfeito, senão não diria isso”. Giulieta Massina.

Nenhum comentário:

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...