cabeç

cabeç
luz

02 dezembro 2009

30 jornalistas assassinados nas Filipinas


FILIPINAS
Passeata de jornalistas relembra massacre

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 1/12/2009

Cerca de mil jornalistas e ativistas participaram de uma passeata na segunda-feira [30/11] em Manila em protesto ao massacre que deixou 57 mortos na semana passada na província de Maguindanao, incluindo pelo menos 30 profissionais de mídia. Os manifestantes usavam camisas pretas e carregavam um caixão falso, além de placas pedindo o fim dos assassinatos de jornalistas.

As vítimas do massacre estavam em um comboio em campanha para um político que pretendia concorrer ao cargo de governador da província; entre partidários, advogados e repórteres que cobriam a viagem, estavam a mulher e as irmãs do candidato. Os veículos foram interceptados por cerca de 100 homens armados, que estupraram as mulheres e mutilaram corpos. As vítimas foram enterradas junto com os veículos em que viajavam.

Vaias

A passeata seguiu até o palácio presidencial, onde encontrou um bloqueio de policiais e arame farpado. O porta-voz da presidente Gloria Macapal Arroyo, Cerge Remonde, foi ao encontro dos manifestantes para assegurar que o governo está fazendo todo o possível para fazer justiça às vítimas, mas foi vaiado pela multidão.

O principal suspeito do ataque – Andal Ampatuan Jr, filho de um líder político da região de Maguindanao – foi detido em Manila. A família Ampatuan concedeu uma rara coletiva de imprensa negando participação nos assassinatos. Em uma entrevista após o protesto de segunda-feira, Remonde leu uma declaração da presidente afirmando que o país deve se dedicar "à liberdade de imprensa, liberdade de expressão política e liberdade de votar sem medo de violência e intimidação". Informações de Teresa
Fonte: aqui  

Nenhum comentário:

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...