cabeç

cabeç
luz

06 fevereiro 2008

Organização no Processo Criativo

“Um problema bem definido já está 50% resolvido". (Ditado popular)

• Captação do problema/necessidades do cliente
• Brainstorm
• Fechamento da idéia
• Coleta e organização de Materiais
• Do papel para o produto final
• Apresentação

1.Definindo o PRODUTO/problema

Para definir o problema do cliente, deve-se questioná-lo sobre todos os aspectos que envolvem a situação. Procurar entender o que o cliente faz, porque faz, como faz e o que pretende fazer, é um bom começo. A partir destes aspectos, pode-se então ir mais a fundo e alcançar a essência do cliente. Não basta 'visitar' o mundo do cliente, para entendê-lo é preciso 'viver' como ele vive, e este é um os grandes desafios no processo criativo. Uma vez que o problema e as necessidades foram encontrados, podemos então passar para o passo seguinte: O brainstorm.

2. Brainstorm
Deixar de lado o computador. Com o lápis e o papel, anote tudo, da idéia mais louca a mais simples, da solução mais genial a que se julgue mais boba. 'Materializar' as idéias ajuda o cérebro a descongestionar, permitindo assim que não haja um bloqueio de idéias. Aproveite para viajar, ir longe nas idéias, mesmo que o cliente e a verba não permitam isso. No processo criativo é melhor subtrair elementos menos úteis do que ter de adicionar em uma idéia que já estava definida e assim, correr o risco de perder a essência da idéia inicial.

3. "Fotos aqui, texto ali e referências lá..."
• A definição do caminho é 75% do trabalho já realizado. Feita a lista do que será necessário para produzir a peça, é hora de buscar os materiais e organizá-los.
• Fotos, texto e referências devem ser separados, afim de que possam ser encontrados com facilidade.
• Antes de colher o material, defina uma ordem para eles: "Fotos aqui, texto ali e referências lá...".

4. Hora de produção
Esta etapa é muito individual, vai de cada um utilizar o software que mais lhe agrade. Uma má produção pode lançar todo o trabalho por água a baixo. Paciência e capricho são fundamentais nesta hora.

5. APRESENTAÇÃO
Não basta ser limpinho, tem de parecer limpinho!
Uma apresentação de qualquer maneira coloca em risco a criação. Separe um tempo para a montagem da apresentação do material e esteja preparado para possíveis questionamentos por parte do cliente. Nunca deixe para arrumar na última hora uma resposta para quando o cliente a fizer.

Nenhum comentário:

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...