Aprenda técnicas inovadoras para melhorar sua performance no trabalho e ganhar mais reconhecimento
Por Débora Zanelato (Revista VOCESA)
1. Crie uma MARCA
Isso mesmo! Você deve se imaginar como uma marca que precisa ser valorizada e sempre bem lembrada pelo mercado profissional. Mas como virar uma marca bem-sucedida? Primeiro, você tem de estar preparado para a sua profissão e saber em que competências é melhor. Por exemplo: se gosta de lidar com o público, faça cursos e se especialize. Depois, divulgue para todos essa sua qualidade profissional. Se estiver empregado, mostre ao chefe que é esforçado e merece uma promoção. Sentiu que, mesmo assim, não é reconhecido? Hora de usar seu networking. Quanto mais as pessoas souberem que você domina sua área, maiores as chances de ser lembrada quando alguém souber de uma vaga que tenha seu perfil.
2. Ofereça Ajuda
Uma boa forma de ser reconhecido – e também de se divulgar – é oferecer auxílio aos colegas de trabalho. “As pessoas sempre admiram quem está disposto a ajudar. Depois, os colegas falarão: Converse com o fulano, ele sabe tudo sobre isso. E você ainda se tornará uma referência”, diz Renato Grinberg, diretor-geral do portal de empregos Trabalhando.com.br. Mas cuidado: não faça isso o tempo todo. Além de pedante, a atitude ainda pode comprometer seu rendimento, pois ficará sem tempo para suas próprias obrigações.
3. Se vista como o chefe
Você é auxiliar, mas seu sonho é ser gerente? Então, se vista como um. “Jamais tenha medo de se vestir como estivesse num cargo acima do seu. Sua imagem deve estar associada ao que você deseja ser”, afirma Silvio Celestino, da Enlevo Treinamento para Líderes. Estudo da Universidade da Califórnia (EUA) revelou que pessoas de melhor aparência ganham, em média,
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12% a mais do que as de pior aparência.” Sua imagem gera uma impressão que deve ser positiva. Detalhes fazem toda a diferença”.
4. Frequente a Happy Hour
Sair com os colegas numa sexta-feira pode ser ótimo: “ É uma boa oportunidade de se aproximar de pessoas que, na correria do dia-a-dia, você não teria contato”, diz Carolina Stilhano, gerente de comunicação da Catho Online. Apenas evite atitudes que comprometem sua imagem, como beber em excesso ou fazer piadas de mau gosto. O happy hour é para fortalecer a sua imagem – e não contrário.
5. A linguagem certa
Não fale palavras feias nem use uma linguagem difícil ou arrogante no ambiente de trabalho. Seja natural e não tente opinar sobre assuntos que não domina. “Pessoas que falam gírias e palavrões o tempo todo têm menos crédito na hora de discutir temas sérios”, analisa Grimberg.
6. Esteja sempre bem ocupado
Já terminou suas tarefas e ainda faltam horas para ir embora? Demonstrar que não tem nada para fazer pode parecer corpo mole. Então, pergunte ao chefe se há algo que possa produzir. Ele perceberá que você está engajado e comprometido e, numa primeira oportunidade para desenvolver novas tarefas, você poderá ser o indicado (e o promovido!).
7. Bom humor é tudo
Ninguém suporta gente mal-humorada, menos ainda no trabalho. Se não dormiu bem ou está naqueles dias, pense duas vezes antes de descontar nos colegas. Também não queira ser o mais alegre do universo. Os dois extremos podem atrapalhar sua imagem.
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8. Pergunte sempre
Se você não entendeu o que era para fazer, peça mais detalhes ao chefe. ''Cerca de 40% dos erros que acontecem nas empresas ocorrem porque a pessoa não entendeu a tarefa'', analisa o diretor da Trabalhando.
9. Aprenda a levar bronca
Ao receber uma crítica, reaja com maturidade, atitude que melhora sua imagem no ambiente profissional. Peça desculpas pelo erro, assuma que vai se esforçar para não cometê-lo mais e... Bola para frente! Nada de retomar o tema a toda hora e se martirizar. Ficar de bico? Nunca! Não funciona com o companheiro e não vai surtir efeito (pelo menos positivo) com o chefe.
10. Saiba seu valor
Não seja tímido e muito modesto com seus talentos profissionais e seus êxitos na carreira. Com sutileza, em momentos oportunos, fale algo como ''conseguimos'' tal coisa. ''O uso do ''nós'' suaviza a fala e deixa subentendido que foi você quem fez'', ensina Grinberg. ''O tímido, por nunca se divulgar e se comunicar, acaba sendo considerado incompetente'', analisa o especialista. E pior: sem ser notado, como já analisamos antes, as chances de subir degraus na carreira são pequenas. Portanto, se você é bom, mostre isso para todo mundo.
Um brinde do Ás de Copas
Destaco no livro Resiliência – Como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho, as seguintes informações:
- Segundo estudo realizado nos EUA, 80% dos profissionais têm algum sentimento de infelicidade e/ou insatisfação com relação ao trabalho que desempenham.
- As queixas mais frequentes são com relação aos líderes das empresas. Pesquisa do Instituto Gallup aponta 66% das pessoas se demitem de seus chefes e não da organização.
- Sempre que começa a queixa, o chefe ou seus colegas, eu digo a ele que existem quatro escolhas:
Quatro escolhas
1. Mudar a empresa: Profissional insatisfeito e que não concorda com as idéias da empresa, da liderança, quer quebrar paradigmas e iniciar um processo de transformação na organização. Sabemos que a inovação vem do confronto de idéias. Este profissional possui uma grande chance de subir na carreira, pois o confronto com antigas crenças sempre traz um grande aprendizado e com certeza um profissional mais talentoso.
Se você caha que o chefe não quer o confronto de ideias, que a empresa é “jurássica” ou não está disposto a despender tanta energia, tente a opção 3 (tente outra empresa).
2. Adapte-se a empresa: Para quem não quer ser agente transformador, pode adaptar-se a empresa, aceitando a cultura, pares e líderes como são. Apenas, fique calado. Não é justo reclamar pelos cantos e contaminar outras pessoas que tenham potencial para usar a primeira opção. Uns 87% das pessoas são demitidas por problemas comportamentais e os que mais demitem são a arrogância e a reclamação sem ação.
3. Mude-se da empresa: Se você não está a fim de mudar a empresa, seja lá por qual motivo e não quer adaptar-se a ela, Se você não está feliz com o seu trabalho ou líder, há uma grande chance do seu líder também não estar satisfeito. A fuga nem sempre é edificante (para a empresa ou para o profissional), o profissional que sai leva ele mesmo na bagagem. Algumas pessoas tem uma grande chance de iniciar um processo de reclamação na nova empresa. Após o namoro com o líder e com a empresa, as pessoas que “fogem” sem compreender o real aprendizado do antigo emprego, começam a achar novas coisas para reclamar e todo o processo de insatisfação reinicia. Fique alerta para que no próximo emprego não caia nas mesmas ou em novas armadilhas.
4. Sofrimento: Sim, está é uma escolha, se acomodar e sofrer. Ficar colocando a culpa nos outros pela própria infelicidade e insatisfação. esta escolha impossibilita o crescimento profissional e pessoal.
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