cabeç

cabeç
luz

17 maio 2010

Brasil é vice-campeão na incidência de câncer de laringe


Você sabia que 70% da população ativa têm a fala como um dos instrumentos de trabalho? Pois é. Obviamente que fazer uso saudável da voz é imprescindível para todo mundo – mas para esta parcela esse cuidado é ainda mais necessário.Nós jornalistas (especialmente de TV e rádio) estamos dentro desse grupo – ou seja, dependemos da voz para exercemos nosso ofício.

CUIDADOS COM A VOZ:
- Beber, diariamente, dois litros de água em temperatura ambiente;
- Hidratar-se durante atividades vocais;
- NÃO fazer grandes esforços vocais em ambientes ruidosos ou com ar condicionado.
- NÃO gritar;
- Utilizar apoio respiratório quando precisar gritar;
- Evitar cigarro, bebidas alcoólicas e alimentos que favoreçam o refluxo gastresofágico;
- NÃO gritar de forma frequente, falar alto ou pigarrear demais, pois são ações muito agressivas.
- NÃO fumar, independente da quantidade ou freqüência. O cigarro é fator de risco para doenças benignas da laringe.
- NÃO beber frequentemente.
- Dormir bem é fundamental, pois durante o sono a voz descansa.
- Quando se está resfriado é maior o esforço e, em razão disso, o ideal é falar menos.
- O falar baixinho (cochichar) pode gerar uma lesão laríngea que é tão maléfica quanto a provocada pelo ato de falar alto.
- No período pré-menstrual as mulheres estão com as cordas vocais inchadas devido à retenção de líquido e algumas podem ter uma leve rouquidão que, falando em demasia, pode piorar o grau da rouquidão.
- Caso a rouquidão dure mais de duas semanas o ideal é procurar um fonoaudiólogo.

MITOS X VERDADES:
- Aquelas pastilhas facilmente encontradas em farmácias não são boas para a voz. Na verdade, a maioria delas anestesia a garganta, fazendo com que a pessoa force a voz sem perceber, podendo causar lesões pelo esforço repetitivo.
- Spray de mel e chocolate não são benéficos. O chocolate engrossa a saliva e isso dificulta a articulação exigindo um maior esforço das pregas vocais e o trato fonatório como um todo. O spray de mel e própolis, por sua vez, apenas anestesiam o local.
- Fazer gargarejo com água e vinagre não ajuda a melhorar a voz, pois o efeito é apenas anestésico também.

ATENÇÃO:
- Não é tão raro encontrar profissionais que foram afastados de suas funções por problema na laringe e cordas vocais. No Brasil, de acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz, apenas entre os professores estima-se que 2% deles estejam afastados por rouquidão, gerando uma despesa anual de R$ 100 milhões.
- Usar a voz de maneira inadequada pode causar disfonia (alteração da voz), como rouquidão crônica, hemorragia nas cordas vocais, e quando há associação com o fumo aumenta o risco para doenças benignas da laringe.
- Um único momento de abuso como, por exemplo, o grito de gol de um torcedor durante uma partida de futebol, já é capaz de gerar lesões nas cordas vocais. Esta lesão, embora benigna, não sendo tratada pode se transformar numa rouquidão crônica.

Nenhum comentário:

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...