cabeç

cabeç
luz

26 novembro 2009

Albinos fogem de assassinatos no Burundi e Tanzânia

Milhares de albinos do Burundi e da Tanzânia são obrigados a fugir, com medo de serem assassinados e terem as extremidades de seus corpos amputadas para serem colocadas em "poções mágicas", segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho. "Milhares de albinos fugiram para o campo - talvez 10 mil pessoas - e não podem movimentar-se livremente para buscar mantimentos, estudar ou plantar, com medo dos caçadores", assinala o relatório "Through Albino Eyes" ("Pelo olhar de um albino"), publicado pela organização. Além disso, o texto diz que "atualmente há 300 crianças escondidas em escolas da Tanzânia para pessoas com necessidades especiais ou em refúgios de emergência estabelecidos pela polícia no Burundi, onde vivem em condições extremas". Uma crença popular da Tanzânia e do Burundi diz que uma pessoa pode fica muito rica se tomar uma poção com partes do corpo de um albino.


"A discriminação parece mesmo ter relação estreita com a diferença e com a mistificação do outro." 
Wagner Vinhas


Fonte: TV Uol

Albinismo: Ausência de pigmentação na pele, cabelo e olhos.
O albinismo é hereditário e determinado genéticamente. Os genes responsáveis são recessivos e impedem a produção da melanina. Daqui resultam vários problemas para os albinos: Pele muito sensível à radiação solar, problemas de visão (olhos não pigmentados são muito sensíveis à luz).
Nos humanos albinos os olhos podem ser azuis enquanto na maior parte dos animais albinos a pupila é cor-de-rosa ou avermelhada.
O número de humanos albinos é cerca de 0.006 % da população mundial. Para uma criança nascer albina é necessário que ambos os progenitores sejam portadores do gene do albinismo e ainda assim a probabilidade é de apenas 1/4.

O albinismo em animais reduz bastante as possibilidades de sobrevivência. Ter má visão não permite caçar ou fugir de predadores. Ser branco reduz muito as possibilidades de camuflagem na natureza.
Existem albinos em quase todas as espécies animais imagináveis: peixes, aves, felinos, mamíferos… Excepto em cavalos onde não se conhecem verdadeiros albinos. Em gatos o albinismo surge normalmente associado a um gene responsável pela surdez.


Fonte: Figmento

Um comentário:

Dr. Albee disse...

Oi Éden,
obrigado por divulgar os terríveis problemas por que pasam os albinos da Tanzânia. Quanto mais gente souber melhor.
Tenho um blog que trata sobre albinismo. nele, reuno material e faço reivindicações. Caso se interesse, agradeço a visita e possível divulgação
http://www.albinoincoerente.com/
Abços
Roberto

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...