cabeç

cabeç
luz

17 janeiro 2008

Uma seleção de frases do amigo Peo


"Você é o seu desejo mais profundo. Como é o seu desejo, assim é a sua intenção. Como é a sua intenção, assim é a sua vontade. Como é a sua vontade, assim é o seu destino"

Upanishads, tradição védica
---
"Nós não vemos as coisas como são, vemo-as como nós somos."

Talmude, tradição judaica
---
"Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez e agir com justiça é ajudar esses desígnios, que não nos serão revelados."
Uma Oração, (in Elogio da Sombra) Jorge Luis Borges
---
"Para cultivar o campo, primeiro é preciso arar a terra. Pra costurar uma roupa, primeiro é preciso cortar o linho. Pra fazer o pão, o trigo tem que ser moido no moinho.

O corpo do homem é feito de barro, mas por disciplina e contrição pode ser capaz de refletir verdades espirituais, assim como o ferro bruto pode ser polido até tornar-se um espelho de aço.

Coisas da mesma natureza atraem-se mutuamente, também na mesma intensidade repele-se o que é diferente. Quando um homem santo reza pra ser livrado do inferno, o inferno também suplica para que o santo seja mantido longe dele."

Masnavi, Jalal al-Din Muhammad Rumi
---
"O Todo é Mente, o Universo é Mental."

Caibalion, Os Três Iniciados
---
"O que está em cima é como o que está em abaixo." (em inglês é mais bonito: "As above, so below")

Caibalion, Os Três Iniciados
---
A virtude (...) recebe do ensino a geração e o desenvolvimento, por isso necessita de experiência e tempo; a ética provém do hábito (...) portanto, as virtudes não se geram por natureza ou contra a natureza, mas se geram em nós, nascidos para recebê-las e aperfeiçoando-nos mediante o hábito (...) nós [as] conseguimos pela ação, porque, como nas outras artes, o que é preciso primeiro aprender para fazer algo, nós o aprendemos fazendo-o, tal como nos tornamos construtores construindo, ou tocadores de cítara tocando. Assim também, realizando ações justas ou sábias ou fortes tornamo-nos sábios, justos ou fortes".

Ética a Nicômaco, Aristóteles.
---
"O tabuleiro de xadrez é o mundo; as peças são os fenômenos do universo; as regras do jogo, isso que chamamos forças da natureza. O jogador que há ao outro lado permanece oculto dentro de nós."

Ensaios, Thomas Henry Huxley
---
Eu assisti Isaias antever a desolação da Babilônia. Eu vi Leônidas perecer diante de Xerxes. Eu vi o apagar do sol e a humanidade voar pra qualquer outro lugar, lugar que há, mas que, enfim, é aqui. Eu vi discos que eram naves tocando melodias celestiais. Vi homens que eram deuses reais. Eu vi um rei cujo topo do cetro possuía uma pedra translúcida com galáxias dentro dela. Mas quando tentei voltar para além de tudo que existe, quando tentei voltar para antes do momento da criação de toda a matéria, meu corpo explodiu em mil pedaços; e o tempo começou a correr.

O argonauta de Chronos

Nenhum comentário:

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...