cabeç

cabeç
luz

28 dezembro 2015

Como saber se uma criança ou adolescente pode estar com câncer?

 
Em incidência (25%) só perde para a Leucemia (30%).

11 sintomas de câncer em crianças e adolescentes
Um câncer pode surgir sem sintomas, mas aqui  temos sintomas que não podem ser ignorados.
Fonte: Stael F. Pedrosa Metzger
  
Há 40 anos, o diagnóstico tardio foi um problema na busca da cura do câncer infantil. Não se pensava em crianças com câncer. Os sintomas se assemelham a outras doenças infantis, o que dificultava (e ainda dificulta) um diagnóstico em tempo. A diferença é que a maioria das doenças infantis (geralmente viroses) desaparece entre 7 e 10 dias, o que não acontece quando se trata de câncer.
Os tipos de câncer mais frequentes em crianças e adolescentes são:
        Linfoma: câncer que ataca o sistema linfático que é uma rede de órgãos e tecidos responsáveis pela defesa orgânica e que transportam um líquido chamado linfa - um dos componentes do sistema sanguíneo e que atua na nutrição celular.
        Leucemia: Atinge glóbulos brancos (leucócitos) responsáveis também pela defesa do organismo, prejudicando o funcionamento da medula óssea, e consequentemente impedindo a produção de células sanguíneas normais, causando problemas como anemia e hemorragia e deixando o corpo sem defesa contra infecções. Sua incidência é de 30% (alta).
        Tumor do Sistema Nervoso Central (SNC): Atinge encéfalo e medula espinhal. Em incidência (25%) só perde para a Leucemia (30%). Os sintomas dependem de onde o tumor se encontra ou de seu tamanho. Geralmente obstrui o fluxo de líquidos cerebrais e causa hipertensão intracraniana. O paciente tem fortes dores de cabeça e vômitos.
       Neuroblastoma: Mais comum em crianças abaixo de cinco anos. Atinge o sistema nervoso periférico e podem surgir caroços no abdome, pescoço ou pélvis.
        Tumor de Wilms: Ataca os rins e é mais comum em crianças de 2 a 4 anos.
        Retinoblastoma: Ataca o olho (retina).
        Osteossarcoma: Agride os ossos, principalmente a área ao redor dos joelhos e é mais comum em adolescentes abaixo de 15 anos. É um câncer agressivo e que se propaga para os pulmões.
        Sarcomas de partes moles: Tumores do tecido conjuntivo (músculos).
    A boa notícia é que agora cerca de 70% dos pacientes alcançam a cura, alguns tipos de câncer têm índice de cura superior a 90% e outros, mais agressivos (minoria) ainda estão com índices de 20%, infelizmente. No entanto, seja qual for o tipo de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental.
    Preste atenção às queixas das crianças e adolescentes. Fique atento caso os sintomas persistam mesmo com tratamento.
    São sintomas do câncer infantil:
  •         Perda de peso – inexplicável e contínua.
  •         Dor nos ossos e nas articulações que prejudicam as brincadeiras e ou atividades.
  •         Dores de cabeças acompanhadas de vômitos, geralmente na parte da manhã.
  •         Caroços que não cedem - costumam aparecer no pescoço, axilas, virilha e abdome.
  •         Aumento do volume da barriga.
  •         Petéquias – pequenas manchas avermelhadas (sangramento de vasos sanguíneos, geralmente capilares).
  •         Manchas roxas (hematomas) sem ter havido pancada no local.
  •         Brilho esbranquiçado em um dos olhos quando a retina é exposta à luz, como a de flashes.
  •         Cansaço constante e palidez - Anemia.
  •         Febre persistente de origem desconhecida.
  •         Infecções frequentes, baixa imunidade.

    Caso identifique em sua criança ou adolescente algum (ou alguns) dos sintomas acima, procure um médico. Caso o problema persista após consulta e tratamento, retorne ao médico e insista em um diagnóstico mais cuidadoso ou consulte uma segunda opinião.
Fonte:aqui

23 dezembro 2015

Um ano novo com olhos no passado

2016 (2+0+1+6=9) será regida pelo nono Arcano Maior do Tarot, "O Eremita".
Do grego "eremitis" significa aquele que habita na solidão, como um monge. Esta carta tão silenciosa se retira de qualquer burburinho para se dedicar ao que interessa. Seus atributos clássicos vão desde maturidade, peregrinação e prudência até limitação, irredutibilidade e demora.

PERSEVERANÇA PARA VENCER OBSTÁCULOS

Velhos e novos caminhos árduos. Símbolo máximo da busca incessante da sabedoria, "O Eremita" deixa transparecer sua experiência de vida - tanto seus erros quanto seus acertos - a partir de uma postura voltada à luz de sua lanterna. É um dos arcanos mais importantes no que diz respeito aos seus próprios deveres, às suas convicções. Depois de um ano regido pelo arcano "A Justiça", com ênfase no bom e no mau uso do poder, tanto na política quanto em diversas áreas da vida, o ano simbolizado pelo "O Eremita" tende a ser mais ponderado. Pelo arcabouço simbólico nota-se a ausência de símbolos de poder: as vestes são simples e o conjunto remete à supressão de tantos fardos e vínculos duvidosos. "O Eremita" prenuncia um ano de obstáculos consideráveis que poderão ser transpostos com a devida perseverança. O bom uso das palavras e as atitudes prudentes são exigidas para que nenhum esforço na direção da harmonia seja em vão.

Por que não se deve JULGAR PELAS APARÊNCIAS

Uma mulher, usando um vestido de algodão barato, e seu esposo, vestindo um humilde terno, desceram do trem em Boston e caminharam timidamente até o escritório do Reitor da Universidade de Harvard e falaram com a secretária dele, mesmo sem ter uma reunião agendada.
A secretária adivinhou, no mesmo instante, que esses camponeses vindos das florestas não tinham nada a fazer em Harvard.

- Gostaríamos de ver o Reitor, disse suavemente o homem.

- Ele está ocupado, respondeu a secretária.

- Vamos esperá-lo, replicou a mulher.

Durante horas a secretária os ignorou, esperando que o casal finalmente ficaria desanimado e iria embora.
Eles não o fizeram, e como a secretária viu aumentar sua frustração, finalmente decidiu interromper o Reitor, mesmo sendo uma tarefa que ela sempre evitava.

- Tal vez se o senhor conversa com eles por alguns minutos eles decidem ir embora, disse a secretária ao Reitor.
Ele fez uma careta e concordou em falar-lhes.
Alguém tão importante quanto ele, obviamente não tinha tempo para atender pessoas com vestidos e ternos baratos.
No entanto, o Reitor com a cara carrancuda e empolada, dirigiu-se com passo arrogante até o casal.

A senhora lhe disse:
- Um filho nosso cursou Harvard somente por um ano. Ele amava Harvard. Ele era feliz aqui.
Mas, um ano atrás ele morreu em um acidente.
Meu esposo e eu desejaríamos erigir alguma coisa, em algum lugar do campus, em memória do nosso filho.

O reitor não se interessou.
- Senhora, disse de forma áspera, não podemos colocar uma estátua para cada aluno que cursou Harvard e tiver falecido.
Se assim o fizermos, este lugar iria parecer um cemitério.

- Oh não, explicou a senhora rapidamente.
Não desejamos levantar uma estátua. Pensamos em doar um edifício para Harvard!

O Reitor revirou os olhos. Olhou com desdém para o vestido e o terno barato do casal e então falou:
Um edifício!! Vocês tem alguma ideia de quanto custa um edifício?
Gastamos mais de sete milhões e meio de dólares nos prédios aqui em Harvard! A senhora ficou em silêncio por alguns instantes.
O Reitor ficou feliz. Pensou que tal vez agora poderia se livrar desses dois.

A senhora olhou para seu esposo e disse suavemente: tão pouco custa fundar uma universidade? Por que não fundamos a nossa própria universidade?
Seu esposo concordou. O rosto do Reitor ficou fechado, confuso e desconcertado.

O Sr. Leland Stanford e sua esposa se levantaram e foram embora viajar para Palo Alto, California, onde estabeleceram a universidade que leva seu nome, a Universidade Stanford, em memória de seu filho, pelo qual Harvard não se interessou.

A universidade 'Leland Stanford Junior' foi inaugurada em 1891, em Palo Alto. 'Junior' porque ser em homenagem ao falecido filho do rico senhor latifundiário.
Esse foi seu 'memorial'. Hoje a universidade Stanford é a quarta melhor do mundo, e algumas vezes tem sido a segunda ou a número um do mundo, superando Harvard.

16 dezembro 2015

Professores podem se inscrever para capacitação na Finlândia


Está aberta a seleção para o programa Professores para o Futuro, que enviará profissionais das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para capacitação em universidades finlandesas de ciências aplicadas. Regulamentada pela Chamada Pública nº 26/2015, a ação resulta de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  O prazo para apresentação de propostas está aberto até 25 de janeiro de 2016.
Para participar da seleção, o profissional deve submeter proposta de trabalho, a ser executada no Brasil, sobre ensino profissional e tecnológico. Podem participar os professores que tenham, no mínimo, um ano de efetivo exercício nas instituições que integram a Rede Federal e não tenham participado de programa de capacitação no exterior, similar ao da chamada pública, fomentado pela Setec nos últimos três anos.
Os selecionados passarão por um período de capacitação de três meses nas universidades Häme University of Applied Sciences (Hamk) e Tampere University of Applied Sciences (Tamk). Após o período, os professores retornarão ao Brasil para a execução dos projetos nas instituições de origem, por até cinco meses.
Financiamento — As propostas selecionadas serão apoiadas com uma bolsa por projeto, pelo período de três meses. Os proponentes devem encaminhar a proposta de trabalho em ensino profissional e tecnológico ao CNPq, via internet, com o preenchimento do formulário de propostas disponível na plataforma Carlos Chagas.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec
Mais aqui

01 dezembro 2015

Assumir o uso do poder e do magnetismo pessoal

Vivemos numa sociedade que nos leva a sentir culpa quando assumimos as rédeas do nosso destino, quando assumimos o uso do poder. Todavia, existem circunstâncias em que não podemos ser tão “bonzinhos” assim, em que precisamos – devemos! – assumir uma postura de maior competição e desejo pelo poder sobre as coisas do mundo. O arcano XV como conselho para este momento de sua vida, Eden, chama a atenção para a importância do cultivo do magnetismo pessoal para conquistar coisas no mundo material. Não tenha pudores de fazer valer sua força de autoridade quando sentir que é devido. Cuidado, apenas, para não se deixar levar por emoções extremas demais.
Conselho: Não temer o uso do próprio poder! (le diable, XV)

FONTE: personare.com.br

 

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...