cabeç

cabeç
luz

31 janeiro 2012

A extinção dos professores


Não sei a autoria, mas consideramos oportuna e enriquecedora a leitura:




O ano é 2.020 D.C. - ou seja, daqui a nove anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:
- Vovô, por que o mundo está acabando?
A calma da pergunta revela a inocência da alma infante. E no mesmo tom vem a resposta:
- Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.
- Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?
O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.
- Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?
- Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.
- E como foi que eles desapareceram, vovô?
- Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa.
Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer "eu estou pagando e você tem que me ensinar", ou "para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você" ou ainda "meu pai me dá mais de mesada do que você ganha". Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo "gerenciar a relação com o aluno". O professores eram vítimas da violência - física, verbal e moral - que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.
Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. "Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular", diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de idéias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas. Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério.
Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas "bem sucedidas" eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão - enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.


19 janeiro 2012

Como escancarar a janela do desejo e realiza-lo






Janelas da Vida




Abra a janela do teu coração e deixe a alma arejar! Sabe aquele cheiro de mofo de sonhos que envelheceu e você nem se deu conta? Deixe que o vento leve para longe... 
Livre-se também do ranço amargo de toda mágoa e do rancor, faça uma boa limpeza na vidraça do coração, garanto que você enxergará melhor a vida lá fora. 


Deixe a luz inundar tudo, apagar as marcas das decepções, as tristezas das derrotas e da mania de sofrer por sofrer e acima de tudo, permita que o sol derreta o gelo da solidão. 


Apaixone-se por um sorriso e sorria junto, ilumine as janelinhas dos olhos... Ame a pessoa que o espelho reflete todas as manhãs. 
Escancare a janela dos desejos e esbanje sonhos, ninguém sonha em vão, e também não é verdade que os sonhos fogem, as pessoas é que desistem, e eles morrem. 
Desenhe um horizonte além da tua janela, exagere nas cores e... Faça florescer todos os campos que sua vista alcança. Vá além, muito além.... 
Abra a janela da vida e seja pleno em cada coisa ainda que pareça pequena. Viva com a espontaneidade de uma criança. Debruce na janela e não olhe a vida passar através dela... Viva! 


"Lady Foppa "


Fonte: aqui 

14 janeiro 2012

As 28 lições que um pai deixou aos filhos pequenos

É o primeiro exercício de leitura dramática que apresento na internet, pode estimular algumas reflexões. No vídeo amador, interpreto uma síntese adaptada da carta do professor de gramática Paul Flanagan, um inglês que ao saber de seu pouco tempo de vida, pensou sobretudo em seus filhos Thomas e Lucy. Cartas, mensagens gravadas em DVD e até presentes de aniversários futuros foram deixadas por Paul. Ofereço aos leitores do nosso blog, uma leitura minha, em homenagem ao saudoso pai, ao Thomas e à Lucy e aos meus filhos Caio e Clarice.

Fonte das informações: Letícia Sorg, da Época



10 janeiro 2012

O amante escreve (Die Liebende schreibt)


O teu olhar no meu olhar,
Um beijo dos teus lábios nos meus,
Quem os tem, como eu,
Poderia mais o que querer?
Distante de ti, distante dos meus,
Fico com o pensamento na tua chegada,
E ele sempre me vem àquela hora,
Única; aí, eu começo a chorar.
As lágrimas surpreendentemente secam:
Ele ama sim, penso eu, atrás desse silêncio,
E tu não o deverias até onde a vista alcança?
Ouve o gemido desse fazer-amor;
Minha única felicidade na Terra é a tua vontade,
Tua amizade por mim; dá-me um sinal!

Goethe - Gedichte, Sonette


Die Liebende schreibt


Ein Blick von deinen Augen in die meinen,
Ein Kuß von deinem Mund auf meinem Munde,
Wer davon hat, wie ich, gewisse Kunde,
Mag dem was anders wohl erfreulich scheinen?

Entfernt von dir, entfremdet von den Meinen,
Führ' ich stets die Gedanken in die Runde,
Und immer treffen sie auf jene Stunde,
Die einzige; da fang' ich an zu weinen.

Die Träne trocknet wieder unversehens:
"Er liebt ja", denk ich, "her in diese Stille,
Und solltest du nicht in die Ferne reichen?"

Vernimm das Lispeln dieses Liebewehens:
Mein einzig Glück auf Erden ist dein Wille,
Dein freundlicher zu mir; gib mir ein Zeichen!

09 janeiro 2012

Humor das Minas Gerais


Das Minas Gerais, com sua riqueza de ritmos e harmonias, terra da mais rica cultura popular do Brasil, pensei em fazer uma singela homenagem. Sou filho de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, região de Porto Seguro, considerada praia do mineiro. É grande a lista de colegas, vizinhos, escritores, músicos que amo e amigos de lá, que conquistaram meu coração. Um beijo enorme a esse povo que amo demaisdaconta.    

Piada conhecidíssima de mineiro
"Sapassado,era sessetembro. taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuznhando um kidicane cumastomate pra faze uma macarronada cum galinhassada.quascai de sustu quanduvi um barui
vinde denduforno pareceno um tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda da galinha prássa
o forno isquentô,o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora!fiquei branco quineim um lidileite.
Foi um treim doidimais! quase caí dendapia!fiquei sensabê doncovim,noncotô, proncovô.Ópcevê quilocura!
Grazadeus ninguem semaxucô!"

Piadinha O que um mineiro tem demais
"Um mineirim tava no Ridijanero, bismado cas praia , pé discarço, sem camisa , aquele carção samba canção. Sem cueca pur dibacho. Os carioca zombando, contando piada dji mineiro. Alhei a tudo , o
mineirim olhou pro marzão i num si güentô : correu a toda velocidadii, deu um mergúio , deu cambaióta , pegô jacaré i tudo mais. Quano saiu, o carção dji ticido finim tava transparente e grudadim na pér. Tudu mundo na praia, tava oiano pro tamanho do "amigão" qui o mineirim tinha. O bicho ia até pertim do juêi... i. A turma nunca tinha visto coisa iguar. As muié cum sorrisão , os homi roxo dinveja , só tinham oios pro bixo. O mineirim intão percebeu a situação , ficou todo invergonhadu i gritô : - Qui qui foi , uai?! Seus bobãum...vão dizê qui quando oceis pula na água fria, o pintim dôceis num incói tumém?! "

E fui buscar o imortal Guimarães Rosa, me inspirei e confeccionei um parágrafo

Isso ai, nem mais nem menos, é amor. O sol reaparece todo dia, a lua no céu agora brilha, como música ao telhado, e eu não consigo mudar a página do pensamento. Persigo na contenção da ânsia, esperando já na hora, na frente do Celeste, dizer que nunca senti tanto amor por ser  vivente. Que abaixo Dele, por esta luz que me alumia, não penso em mais ninguém, nunca.

"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.",
 O que dita sabiamente Guimarães Rosa, que ainda compete dizer: O verdadeiro amor é um calafrio doce, um susto sem perigos.

Riobaldo vai mais fundo:
"Sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na ideia, querendo e ajudando, mas quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois."

08 janeiro 2012

O Simbolismo de Gêmeos


Gêmeos, Os Gêmeos
Signo: Gêmeos, o 3º Signo Zodiacal
Modo: Mutáveis - Elemento: Ar - Regente: Mercúrio
Outros Arquétipos Míticos: Castor e Pólux - os Ashvins (Hindu)
- Nissyen e Evnissyen (Celta) - Helena e Clitemnestra (as gêmeas)
- Peter Pan - Hermes (Mercúrio)
     
"A constelação de Gêmeos é facilmente distinguível, pois consiste em duas estrelas, lado a lado, de magnitude aparentemente igual. Porém, se olharmos mais de perto, fica evidente que uma estrela é um pouco mais brilhante que a outra. Isso está correto, pois um dos gêmeos mitológicos chamados Gemini era filho de Zeus, enquanto o outro era apenas mortal. Zeus veio a Leda, esposa do rei Tindareu de Esparta, disfarçado de cisne. Como ela era a mais bela das mulheres, ele a seduziu às margens de um rio. Leda deu à luz dois pares de gêmeos, um masculino e outro feminino. Castor e Pólux eram os meninos, Helena e Clitemnestra eram as meninas. Castor e Clitemnestra eram filhos do rei Tindareu, enquanto Pólux e Helena eram semideuses, filhos de Zeus. Os Gêmeos, portanto, são mais propriamente parte de uma quaternidade, um símbolo quádruplo de completude que inclui elementos masculinos e femininos, humanos e divinos.
 
Castor e Pólux eram inseparáveis e, realmente, sempre são vistos juntos nos mitos; há pouca diferenciação entre eles. Castor era renomado por suas proezas de cavalaria e condução de carros; Pólux era o mais famoso dos lutadores. Os jogos espartanos foram instituídos em sua honra. Curiosamente, os Gêmeos eram também as divindades padroeiras dos marinheiros e, sempre que se via o Fogo de Santelmo com seu brilho lúgubre no alto de um mastro, os marinheiros gregos acreditavam ter recebido uma visita dos Gêmeos. Castor e Pólux tomaram parte de muitas aventuras heróicas na mitologia grega, notadamente a viagem de Jasão e dos Argonautas...
 

Castor, o irmão mortal, foi morto durante uma guerra com outros gêmeos semidivinos, Idas e Linceu. Pólux, lamentoso, rogou a Zeus que não o deixasse sobreviver a seu irmão. Como filho de Zeus, porém, Pólux era imortal. Por isso subiu aos céus, onde foi posto entre as constelações com seu irmão Castor (Pólux, o gêmeo imortal, é a estrela mais brilhante). Por causa da mortalidade de Castor, ordenou-se que os Gêmeos passariam metade do tempo no mundo subterrâneo e a outra metade no céu; isso corresponde, é claro, aos períodos em que a constelação de Gêmeos era visível (céu) e oculta (mundo subterrâneo)...
 
Hoje pensamos em Gêmeos principalmente como o signo do intelecto e da dualidade. O simbolismo do intelecto deriva-se, é claro, de seu planeta regente, Mercúrio. A dualidade de Gêmeos relaciona-se ao fato de que é um signo duplo (ou seja, gêmeos). Por isso representa com frequência o conflito entre o ego e a sombra numa dada personalidade. O ego sempre luta para tomar o caminho consciente, seja baseado na vontade individual ou nas tradições da sociedade como um todo. A sombra, nosso lado oculto, representa todos os valores que reprimimos ou nos recusamos a reconhecer como nossos — que podem ser brutais e violentos, ou espirituais e transcendentes, dependendo do sistema de valores utilizado para dar forma ao ego consciente. O lado sombrio está sempre se arrastando para fora da escuridão e entrando na luz na personalidade do tipo de Gêmeos; é por isso que os consideramos volúveis, inconsistentes e potencialmente traiçoeiros.
   Embora o mito de Castor e Pólux traga poucas informações sobre essa dualidade de sombra e "Eu", a manifestação feminina do mito é muito mais clara. Como notamos, os Gêmeos eram parte de uma quaternidade quádrupla — possuem um reflexo feminino nas gêmeas Helena e Clitemnestra. Helena, filha de Zeus e Leda, é bela e passiva — nunca se afastou do comportamento normal, mesmo quando sua falta de força interior e de resolução iniciou a Guerra de Tróia. Sua irmã mais humana, Clitemnestra, possui uma energia mais sombria — assassina seu esposo, o rei Agamêmnon, quando este volta da Guerra de Tróia. Porém, se seu temperamento é mais sombrio e violento, sua vontade também é mais forte. A dualidade das duas irmãs é bastante aparente — Helena é "divina", mas passiva, Clitemnestra é forte, mas motivada apenas por suas paixões e desejos. Separadas, podem apenas produzir a destruição, seja pela ação ou pela falta desta. Apenas quando a vontade se une com a espiritualidade é que uma ação positiva dirigida pode ter lugar...
   

As gêmeas, Helena e Clitemnestra, também podem ser consideradas a anima ou natureza feminina de seus irmãos gêmeos, Castor e Pólux. Somos inclinados a associar Gêmeos apenas com os gêmeos homens e a virtualmente ignorar as mulheres, mas, como já mencionamos, todos fazem parte do conjunto e, quando as quatro partes se integram, Gêmeos consegue a completude..."
   
   
Trecho do livro ASTROLOGIA & MITOLOGIA - Seus arquétipos e a Linguagem dos Símbolos.

   

05 janeiro 2012

Duas certezas na vida

Frases =)


 Errar é humano, mas para se fazer uma monstruosa cagada é preciso um computador..
 Aprenda uma coisa: o mundo não gira em torno de você... Só quando você bebe demais.
- Época triste a nossa... mais fácil quebrar um átomo do que o preconceito!
 Não se ache horrível pela manhã: acorde ao meio dia!!! 
Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer.
Às vezes, é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida.
É fazendo muita merda que se aduba a vida!!!
Quem ri por ultimo ée porque não entendeu a piada..
Nunca brigue com um Power Ranger em um posto de gasolina. Eles soltam faíscas quando são atingidos.
Só temos duas certezas na vida: a morte e o especial do Roberto Carlos no final do ano.
Até um tijolo, nas mãos dos apresentadores da Polishop tem 14 funções diferentes..
Odeio quando me chamam de burro, me dá uma vontade enorme de dar um coice.
Meu patrão é daqueles que dizem que homossexualidade é uma doença. Vou experimentar faltar ao trabalho dizendo que estou meio gay hoje.

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...