cabeç

cabeç
luz

30 julho 2008

Evite na hora de atuar em grupo



Conheça os 10 principais erros no trabalho em equipe.

Veja o que deve ser evitado na hora de atuar em grupo.

Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais excelência em comunicação e facilidade para trabalhar em equipe. Ocorre que em boa partedos casos o sucesso no desempenho dessas tarefas esbarra na falta debom-senso e de limites entre o que pode ou não ser feito e dito para oscolegas da empresa. O Universia conversou com especialistas de carreira quelistaram algumas atitudes imperdoáveis no relacionamento diário de umaequipe. Elas poderão ajudá-lo a não sofrer as conseqüências de uma piada fora de hora ou do mau-humor de um membro da turma.

"Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista". Paulo de Castro Braune - Diretor Geral da Braune Educação Empresarial.

"Hoje, independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em equipe, já que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador conseguirá obter sucesso". Ricardo Dreves - Diretor da consultoria em RH Dreves e Associados.

"A empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir concentração do colaborador não significa que ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os companheiros de equipe". Marcelo Abrileri - presidente do site de empregos Curriculum.

"Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe". Beatriz Maria Braga Lacombe - professora de gestão de pessoas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo

"Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos". Julia Alonso - Sócia diretora da Só Talentos RH, recrutamento e seleção de estagiários e trainees.

"Os melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. É importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar". Sheila Madrid Saad - professora de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

"É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso estimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é hostil. É necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir e descartar a idéia de antemão por considerá-la inútil". Cristiane Leão - analista de desenvolvimento de recursos humanos da Fundação Mudes - São Paulo.

"Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não é aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro". Nelci Maria de Mello - gerente de recrutamento e seleção da empresa Dupont - companhia científica, com atuação no setor químico.

"A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu". Doutor Helio Roberto Deliberador - professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

"Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional".
Gláucia Santos - consultora de recursos humanos da Catho on-line.

28 julho 2008

Mais dicas do bem!





1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA. Parece óbvio, não é? E é mesmo! Aotampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmentese perderia no ar.

2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA. Compre daquelas garrafas-térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem geladacom uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até anoite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo dágua. (Minha geladeira tem dispenser na porta)

3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO. Acredite... dá pra cozinhartudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc...Muito mais rápido e economizando 70% de gás.

4. COZINHE COM FOGO MÍNIMO. Se você não faltou às aulas de física no 2ºgrau você sabe: não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comidanão vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

5. ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓVEZ. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar deuma cebola, uma cenoura, etc...

6. COMA MENOS CARNE VERMELHA. A criação de bovinos é um dos maioresresponsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiropavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é é metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha de manda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

7. NÃO TROQUE O SEU CELULAR. Já foi tempo que celular era sinal de status.Hoje em dia qualquer Zé mane tem. Trocar por um mais moderno para tiraronda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiverfuncionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria,considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente,encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade ànossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção éfeita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que elescertamente não foram nada baratos.

8. COMPRE UM VENTILADOR DE TETO. Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

9. USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS. É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos epodem ser recarregadas em média 1000 vezes.

10. LIMPE OU TROQUE OS FILTROS O SEU AR CONDICIONADO. Um ar condicionadosujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

11. TROQUE SUAS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR FLUORESCENTES. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

12. ESCOLHA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO. Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (importados).

13. NÃO DEIXE SEUS APARELHOS EM STANDBY. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

14. MUDE SUA GELADEIRA OU FREEZER DE LUGAR. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho detemperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!

15.DESCONGELE GELADEIRAS E FREEZERS ANTIGOS A CADA 15 OU 20 DIAS. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo quegaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar deaparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.

16. USE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS/LOUÇA SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS. Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

17. RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO ESTIVEREM LIMPAS.. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.

18. TOME BANHO DE CHUVEIRO. E de preferência, rápido. Um banho de banheiraconsome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

19. USE MENOS ÁGUA QUENTE. Aquecer água consome muita energia. Para lavar alouça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.

20. PENDURE AO INVÉS DE USAR A SECADORA. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano aoinvés de usar a secadora.

21. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: RECICLE NO TRABALHO E EM CASA. Se a sua cidadeou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel). 22. FAÇA COMPOSTAGEM. Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.

23. REDUZA O USO DE EMBALAGENS. Embalagem menor é sinônimo de desperdíciode água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, depreferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

24. COMPRE PAPEL RECICLADO. Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

25. UTILIZE UMA SACOLA PARA AS COMPRAS. Sacolinhas plásticas descartáveissão um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gáscarbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

26. PLANTE UMA ÁRVORE. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônicodurante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programascomo o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

27. COMPRE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA SUA REGIÃO. Fazendo isso, além deeconomizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade,bairro ou cidade.

28. COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS. Comida congelada alémde mais cara, consome até 10 vezes mais energia paraser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.

29. COMPRE ORGÂNICOS. Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco maiscaros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura 'tradicional'? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

30. ANDE MENOS DE CARRO. Use menos o carro e mais o transporte coletivo(ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro emcasa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

31. NÃO DEIXE O BAGAGEIRO VAZIO EM CIMA DO CARRO. Qualquer peso extra nocarro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10%a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.

32. MANTENHA SEU CARRO REGULADO. Calibre os pneus a cada 15 dias e faça umarevisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação dofabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico amenos na atmosfera.

33. LAVE O CARRO A SECO. Existem diversas opções de lavagem sem água,algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiçacentenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou noestacionamento do shopping.

34. QUANDO FOR TROCAR DE CARRO, ESCOLHA UM MODELO MENOS POLUENTE. Apesar dadúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existemindícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima éreabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de picoanda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes paraficar parados nos congestionamentos.

35. USE O TELEFONE OU A INTERNET. A quantas reuniões de 15 minutos você jácompareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora parair e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você destress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.

36. VOE MENOS, REÚNA-SE POR VIDEOCONFERÊNCIA. Reuniões por videoconferênciasão tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz umadiferença significativa para a atmosfera.

37. ECONOMIZE CDS E DVDS. CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes ebaratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor eque, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dosplásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.

38. PROTEJA AS FLORESTAS. Por anos os ambientalistas foram vistos como'eco-chatos'. Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.

39. CONSIDERE O IMPACTO DE SEUS INVESTIMENTOS. O dinheiro que você investenão rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido eme mpresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.

40. INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ CONTRATA. Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza,todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo queeles estão colaborando tanto assim?

41. DESLIGUE O COMPUTADOR. Muita gente tem o péssimo hábito de deixar ocomputador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.

42. CONSIDERE TROCAR SEU MONITOR. O maior responsável pelo consumo deenergia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos,ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratizaçãoda Informática.

43. NO ESCRITÓRIO, DESLIGUE O AR CONDICIONADO UMA HORA ANTES DO FINAL DOEXPEDIENTE. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economiadiária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.

44. NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM COM ÁGUA. Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.

45. NO HOTEL, ECONOMIZE TOALHAS E LENÇOIS. Use o bom senso... Vocêrealmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que você mije na cama...

46. PARTICIPE DE AÇÕES VIRTUAIS. A Internet é uma arma poderosa naconscientização e mobilização das pessoas. Informe-se e aja!

47. INSTALE UMA VÁLVULA NA SUA DESCARGA. Instale uma válvula para regular aquantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para onúmero 2, menos para o número 1!

48. NÃO PEÇA COMIDA PARA VIAGEM. Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as em balagens de plástico e isopor utilizadas.

49. REGUE AS PLANTAS À NOITE Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

50. FREQUENTE RESTAURANTES NATURAIS/ORGÂNICOS, Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais,orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.

51. VÁ DE ESCADA. Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica doselevadores.

23 julho 2008

Morre Berbert de Castro



Setaro, que foi meu professor de cinema na Facom (Faculdade de Comunicação da UFBA) anunciou em seu blog (veja link no final do texto) a despedida do jornalista baiano José Augusto Berbert de Castro, comentarista de cinema que muito me orientou com suas críticas de infinitos filmes e diretores, fundamental para minhas incursões na sétima arte. Fica aqui minha homenagem.

veja o texto:

Faleceu hoje (ontem), terça, dia 22 de julho, o jornalista baiano José Augusto Berbert de Castro, comentarista cinematográfico do jornal "A Tarde" de Salvador, por mais de 50 anos. Em termos de antiguidade, talvez o colunista que mais permaneceu ativo nesta atividade no Brasil. Incompreendido, nas suas diatribes, e pela chamada intelligentzia, que exigia dele ser um crítico, quando sempre dizia que nunca desejou sê-lo, era um jornalista polêmico. O seu conhecimento filmográfico do cinema americano, imenso, viu todos os filmes que seus olhos puderam ver. O seu amor pelo cinema, no entanto, viu-se combatido pela clareza e simplicidade de seus comentários, que se exigiam ser profundos. Mas qual a crítica que tem, hoje, o conhecimento filmográfico de Berbert? Qual o jornalista que escreve com tanta graça e espírito crônicas sobre o cotidiano? O blog lamenta profundamente a sua perda.

Blog de Setaro 

P.s.: Então, André Setaro, cineasta e professor de audiovisual na UFBA por 35 anos, às vésperas de sofrer infarte fulminante, dia 9 de julho de 2014, postou um texto sobre Psicologia da Percepção. Vale conferir aqui. O último post do Setaro's Blog, foi três dias antes de "partir". Vou estudar mais sobre a biografia e a produção teórica dele para dividir aqui no Ás de Copas.
P.s. 2: Tem uma pessoal me alfinetando para falar das declarações intolerante contra LGBTs do Berbert. Mas não quero. 

22 julho 2008

Representação do negro na mídia



Estatuto garante representação do negro na mídia
Segundo pesquisadora, além de garantir uma cota mínima de participação dos negros na programação midiática, é preciso garantir que a representação do negro não seja baseada em estereótipos.
Ana Claudia Mielki, Jornalista e militantes dos Direitos Humanos/ES.

Na luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, movimentos negros, pesquisadores e militantes esperam que sejam implantadas ações afirmativas para garantir uma maior e melhor representação do negro na mídia, seja em propaganda, em produtos de ficção ou em produtos jornalísticos. Para isso o Estatuto possui o Capítulo IX, dedicado ao tema, no qual se prevê a adoção de 20% de negros na programação televisiva (Ver Box).

Para falar da representação do negro na mídia, a professora Dra. Solange Couceiro, da Escola de Comunicação e Artes da USP, fala da importância de se criar condições de acesso, mas também ressalta que a questão não é a quantidade, mas a qualidade dessa representação. Solange é autora do livro “Os negros na televisão de São Paulo - estudo das relações raciais”, fruto de sua pesquisa de mestrado.

Ìrohìn: Há pelos menos dez anos vem se tentando estabelecer uma proposta de cotas para negros nos meios de comunicação, proposta presente hoje no Estatuto da Igualdade Racial (PL N° 6.264/2005). Em termos de percentual, acredita que houve alguma mudança significativa da participação do negro na mídia nessa última década?

Solange Couceiro: Houve um avanço, em termos de televisão principalmente, e talvez dentro da televisão, na ficção, que é o produto de maior audiência. Do ponto de vista das pesquisas que tenho feito e orientado nos últimos anos, mais especificamente em relação à ficção, à telenovela, a gente encontra percentualmente um maior número de atores negros trabalhando. Mas isso também depende do autor. Não é uma coisa programada, sistemática, não está dentro de um planejamento, de uma intencionalidade. Tem muito da iniciativa individual de determinados autores. Além disso, os anos 1990 trouxeram ainda – dentro desse diálogo com a sociedade – uma preocupação com essa questão. Isso foi levado ao âmbito da esfera federal no governo de Fernando Henrique Cardoso [1994-2002]. No estado de São Paulo, a questão da participação do negro se deu um pouco antes, no governo de Franco Montoro [1983-1987] quando foram constituídos os conselhos, entre os quais o Conselho do Negro. Mais recentemente, no governo Lula, tivemos mais avanços, pois em termos institucionais a preocupação hoje é bem maior. A mídia percebe que a sociedade está se movimento mais, que os movimentos estão acontecendo mais, então ela acaba incorporando isso.

Ìrohìn: O que acha do estabelecimento de 20% de cotas para negros na programação dos meios de comunicação?
Solange Couceiro: Acredito que tudo é bom. Todas as frentes que se puder atacar para melhorar essa situação, inclusive essa iniciativa de tentar aprovar uma Lei de percentual de cotas, são muito importantes. Mas sempre fico com uma preocupação: a quantidade não significa que a imagem, a representação do negro vá ser contemplada de uma forma real, de uma maneira mais séria, de uma maneira não estereotipada. Porque você pode, de repente, colocar 25% de mulatas rebolando com bumbum de fora e aí não adianta nada. Por isso faço sempre essa ressalva: é preciso que a televisão – no âmbito de seus diretores, produtores e autores – esteja preparada para fazer uma coisa séria. Não adianta colocar 25% de estereótipos.

Ìrohìn: Você acredita que com a regulamentação a representação do negro na mídia deva aumentar?
Solange Couceiro: A gente já sabe que as coisas regulamentadas nem sempre são cumpridas. Acredito que nunca é demais regulamentar. Mas não sei se é apenas esse o caminho. A gente tem que tentar outros caminhos, mais ligados à educação, mais ligados à socialização das pessoas, ao convívio com a diversidade. O nosso modelo de relações não é um modelo separado como nos Estados Unidos, onde os grupos ocupam lugares distintos. A gente não tem esse modelo. Mas isso não quer dizer que a gente aceite com mais facilidade o outro. A regulamentação é importante. A Lei tem que existir e tem que ser pra valer. Mas só isso não é suficiente. Teríamos que ter um trabalho que venha desde a educação infantil, que é aprender a conviver com a diversidade. Uma contribuição muito importante seria o efetivo cumprimento da obrigatoriedade dos conteúdos, no primeiro e no segundo grau, relacionados à história da África e à história e à cultura dos negros no Brasil.

Ìrohìn
: Desde o início da sua pesquisa, no final da década de 1960, até os dias atuais, o que mudou nesse debate sobre a representação negra nos meios de comunicação?
Solange Couceiro: Há uma linha de preocupação temática que é bastante antiga. Fazendo um histórico, no final dos anos 1960 fiz minha pesquisa de mestrado, que defendi em 1971. A pesquisa foi publicada com o título “Negro na Televisão de São Paulo”. Foi um estudo das relações sociais que, por sua vez, foi inspirado num outro trabalho sobre o negro no rádio em São Paulo, do professor que me orientou [João Batista Borges Pereira]. A preocupação era a de ver que posições os negros ocupavam nas emissoras de televisão na época, qual a programação dessas emissoras e qual a representação que essa programação trazia do negro. Mas não acho que naquela época houvesse uma grande preocupação com isso. As preocupações eram muito esporádicas. Relendo, olhando este trabalho hoje, vejo que ainda tem muita atualidade.

Ìrohìn: Hoje o interesse em debater e pesquisar a questão da representação do negro na mídia é maior, tanto do ponto de vista da militância, quando do ponto de vista da academia?
Solange Couceiro: As questões raciais começam a aparecer mais no final dos anos 1970 com o movimento da sociedade civil e a reorganização do Movimento Negro. E nas universidades, a pesquisa acadêmica acaba refletindo e refratando também os movimentos da sociedade. Então foi a partir daí, dessa grande rearticulação do Movimento Negro no final da década de 1970, que começou um interesse maior sobre a questão racial, e, especificamente, sobre a questão da representação do negro nos meios de comunicação. Mas eu diria que esse “maior” é muito relativo. Hoje a gente tem um pouco mais de interesse, mas esse tema não é o foco das pesquisas acadêmicas. Claro que as coisas foram caminhando e o tema ganhou uma expressividade na sociedade, na medida em que os estudantes negros afloraram em algumas universidades e tiveram a oportunidade também de trabalhar essa questão, de fazer pesquisas e estudar essa questão num movimento que é acadêmico e militante.

Ìrohìn: Atualmente está no ar, na TV Globo, a novela “Duas Caras”, de Agnaldo Silva, que parece ser a novela não histórica com maior número de negros. No entanto, estamos vendo casos de negação da negritude e também de representação de um preconceito às avessas. Como você enxerga essa trama e seus personagens negros?
Solange Couceiro: Realmente há muitos atores negros, há mulheres negras belíssimas, que são negras fazendo papéis muito interessantes, uma diversidade de papéis. Você tem desde a prostituta que se tornou condessa, até a menina que se rejeitava e agora não se rejeita mais, que é o caso da Sheron Menezes [Solange]. O problema do preconceito do negro contra o branco – se ele existe –, acredito que ele até exista, mas é preciso entender porque ele existe. Esse preconceito existe como uma forma de responder ao preconceito do branco. É ruim se as pessoas interpretarem como “Olha, está vendo como eles são racistas também”, pois não é bem assim. Existe uma resposta a uma agressão anterior, que não está clara na novela. A novela é ambígua, mas de qualquer maneira acho que ela está fazendo uma coisa boa: está dando a oportunidade de mostrar grandes atores negros, mulheres principalmente. Por isso digo que não basta colocar 25% de negros, é preciso saber como colocá-los.

CAPÍTULO IX - DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Art. 73. A produção veiculada pelos órgãos de comunicação valorizará a herança cultural e a participação dos afro-brasileiros na história do País.

Art. 74. Os filmes e programas veiculados pelas emissoras de televisão deverão apresentar imagens de pessoas afro-brasileiras em proporção não inferior a 20% (vinte por cento) do número total de atores e figurantes.

§ 1º Para a determinação da proporção de que trata este artigo será considerada a totalidade dos programas veiculados entre a abertura e o encerramento da programação diária.
§ 2º Da proporção de atores e figurantes de que trata o caput, metade será composta de mulheres afro-brasileiras.

Art. 75. As peças publicitárias destinadas à veiculação nas emissoras de televisão e em salas cinematográficas, quando contiverem imagens de pessoas, deverão garantir a participação de afro-brasileiros em proporção não inferior a 20% (vinte por cento) do número total de atores e figurantes.

Art. 76. Os órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica ou fundacional, as empresas públicas e as sociedades de economia mista ficam autorizados a incluir cláusulas de participação de artistas afro-brasileiros, em proporção não inferior a 20% (vinte por cento) do número total de artistas e figurantes, nos contratos de realização de filmes, programas ou quaisquer outras peças de caráter publicitário.
§ 1º Os órgãos e entidades de que trata este artigo ficam autorizados a incluir, nas especificações para contratação de serviços de consultoria, conceituação, produção e realização de filmes, programas ou peças publicitárias, a obrigatoriedade da prática de iguais oportunidades de emprego para as pessoas relacionadas com o projeto ou serviço contratado.
§ 2º Entende-se por prática de iguais oportunidades de emprego o conjunto de medidas sistemáticas executadas com a finalidade de garantir a diversidade de raça, sexo e idade na equipe vinculada ao projeto ou serviço contratado.
§ 3º A autoridade contratante poderá, se considerar necessário para garantir a prática de iguais oportunidades de emprego, requerer auditoria e expedição de certificado por órgão do Poder Público.

Art. 77. A desobediência às disposições desta lei constitui infração sujeita à pena de multa e prestação de serviço à comunidade, através de atividades de promoção da igualdade racial.

Fonte, clique aqui.
Veja mais aqui

21 julho 2008

Yogurte natural sem mistérios




Não é difícil fazer yogurte em casa, sai mais barato e você consome algo saudável e sem conservantes, além de todos os benefícios do próprio yogurte. Não é necessário comprar uma yogurteira elétrica, e além disso você gera menos descarte de embalagens plásticas no meio ambiente. Puro ou batido com frutas, mel ou granola… é uma das delícias do verão.

Ingredientes
- 1 a 3,5 litros de leite integral
- 1 sachê de “lactobacilos vivos” (vendido no supermercado) ou então um potinho de yogurte comercial natural (sem mel, sem frutas, costuma dar certo).
- potes de vidro para acondicionar o yogurte
- panela para ferver ou aquecer o leite
- colher de pau
- termômetro culinário (não é indispensável, você verá nas instruções de preparo)
- um local para manter a temperatura do preparado até que os lactobacilos tenham transformado o leite em yogurte (pode ser uma bolsa térmica, ou uma daquelas bolsas térmicas usadas por fotógrafos, ou uma caixa de isopor… ou ainda uma caixa de papelão recheada de jornal amassado e tampada com grossa camada de jornal por cima e outra camada por baixo - mantendo a temperatura ideal).

Modo de preparar
1- Aqueça o leite até o ponto de fervura (se for leite longa-vida ou em pó, aqueça apenas até 43 graus centígrados).

2- Retire do fogo e deixe esfriar até atingir os 40 a 43 graus (pule esta etapa se usou leite longa-vida ou em pó).

3- Adicione o conteúdo do envelopinho/sachê de lactobacilos ou o pote de yogurte comercial, mexendo com a colher de pau até dissolver completamente no leite.

4- Despeje a mistura nos potes de vidro e tampe-os.

5- Coloque os potes no local que vai manter sua temperatura (bolsa térmica ou as outras sugestões).

6- Aguarde de 4 a 6 horas até a completa coagulação do leite. Após este período, coloque os potes na geladeira para conservar o yogurte. Pode ser consumido por até 15 dias.

DICAS ÚTEIS:

- Caso não possua termômetro culinário, para obter uma temperatura no leite longa-vida de 40 a 43 graus, siga as instruções:
* para 1 litro de leite gelado, ferva 500 ml e misture com o restante do leite gelado, ou
* para 1 litro de leite em temperatura ambiente, ferva 400 ml e misture com o restante do leite em temperatura ambiente.

- Se desejar uma consistência mais firme, adicione 1 colher de sopa de leite em pó para cada litro de leite, antes de ferver.

19 julho 2008

Avise aos amigos e parentes!


Muito cuidado nos *BARES e RESTAURANTES*, marginais estão dando um banho em criatividade em nós e na polícia.

Vejam:

Você e seus amigos estão num bar, batendo um papinho gostoso, tomando uma cervejinha e se divertindo, de repente chega um indivíduo geralmente com boa aparência que viu a sua entrada no estabelecimento perguntando:
- De quem é o carro da marca tal, da placa tal, da cor tal que está estacionado no lugar em que você justamente parou.
Aí pergunta se você é o proprietário do veículo em questão e solicita para que dê um pulinho lá fora porque seu veículo está impedindo a saída de outro. Como você não quer prejudicar ninguém, mesmo com dúvida você vai. E ao chegar ao veículo, já estão te esperando um ou dois comparsas e anunciam o ASSALTO, levando assim o seu carro e os seus pertences. E ainda terá sorte se não levar um tiro. Em uma mesma noite, o resgate da P.M de Salvador atendeu a três pessoas baleadas, e todas elas envolvidas nesse golpe.

Avise aos amigos e parentes!

15 julho 2008

Menos peso, mais saúde



O mais novo estudo sobre obesidade, realizado na Dinamarca e publicado na última edição da revista americana Circulation, revelou que o sobrepeso e a obesidade são fatores determinantes para um infarto. O estudo acompanhou, por sete anos, 54.783 homens e mulheres com idades de 50 a 64 anos.

Nenhum deles apresentava sinais ou sintomas de doença coronariana. Os pesquisadores observaram que cada aumento de um ponto no índice de massa corporal (IMC) resultou em um aumento de 5%, nas mulheres, e de 7%, nos homens, no risco de um evento cardíaco agudo.

“Isso quer dizer que a obesidade, sozinha, independente da alimentação e da atividade física, pode levar a um infarto. Ela não livra ninguém”, observa o cardiologista Aloir Queiroz, explicando que, embora o estudo tenha focado em uma faixa etária específica, os resultados podem ser aplicados a qualquer um. “Os riscos são os mesmos”, diz.

Excesso de peso

A pesquisa concluiu que fazer exercícios, ter uma alimentação saudável e não fumar continuam sendo fatores importantes para determinar o risco cardíaco, mas que o excesso de peso é a maior ameaça. Um exemplo: o risco de infarto entre obesos com dietas saudáveis não foi diferente dos gordinhos que consumiram alimentos não-saudáveis. Ou seja, a dieta saudável deve ser estimulada, mas não protege se a pessoa não perder peso.
O estudo serve como um alerta, observa Queiroz, destacando que a Organização Mundial de Saúde prevê, para as próximas duas décadas, uma explosão de problemas cardiovasculares que vai ter impacto não somente na área de saúde, mas também na econômica. “Tratamento para pacientes cardíacos é caro”, acrescenta.

O cardiologista ressalta que a prevenção ainda é o melhor remédio e que ela começa com as crianças, mudando o conceito de que saudável é o bebê “fofinho”. O sedentarismo é outro fator que precisa ser combatido desde cedo. “Ele anda de mãos dadas com a obesidade”, ressalta.

Dicas para emagrecer e manter-se magro

Devagar e sempre

A comida deve ser digerida em pequenas quantidades e bem mastigada. Quando a pessoa come demais, seu estômago fica muito cheio, e a digestão é difícil porque ele não pode se expandir e contrair apropriadamente para triturar o alimento, como é necessário. Além disso, a mastigação lenta aciona o mecanismo de saciedade, evitando que ela coma além do que precisa

Coma com prazer

Escolha o que quer e o que gosta de comer. Fazer dieta não quer dizer se privar de tudo o que gosta ou só ingerir alimentos sem graça. Incremente as saladas com ervas aromáticas, iogurte natural, queijo branco...

Nada de jejum

Muitas pessoas pensam que pulando refeições estão emagrecendo, o que é um erro. Na verdade, acabam ficando com a fome descontrolada e exagerando na próxima refeição

Beba água

Evite beber grande quantidade de líquidos durante as refeições. Nos intervalos, no entanto, beba água à vontade. Ela, aliada à ingestão de fibras, também ajuda a aumentar naturalmente a sensação de saciedade, diminuindo a fome enquanto não chega o momento da próxima refeição

Deixe os restos pra lá

Uma das maiores tentações para quem precisa emagrecer é aquele restinho de comida que sobra na panela ou no prato das crianças. Mesmo sem querer, a pessoa acaba comendo um pedacinho a mais de alimentos que podem ser altamente calóricos, comprometendo a meta de perda de peso

Mexa-se sempre!

A adoção de atividades físicas regulares melhora a qualidade de vida, além de influenciar de forma positiva seu desempenho no trabalho e seu humor, e ajuda a queimar as calorias que estão sobrando. Não adianta nada se forçar a fazer algo de que não goste. Escolha uma atividade aeróbica prazerosa para não desistir dela no meio do caminho

09 julho 2008

Alumínio: útil mas mortal




Recebi este texto e divido com você. Fala sobre o risco de se intoxicar com alumínio, através de panelas, pratos, copos e latas. É melhor prevenir do que remediar. Já postamos aqui sobre doenças como desequilíbrios químicos. Sinto saudades dos tempos antigos, quando a comida era preparada em panela de barro ou pedra, e no forno à lenha, tudo muito artesanal e bem mais saboroso.

Confira abaixo:

Na Itália, famosa por seus restaurantes, nenhum deles pode usar panelas de alumínio, devido à proibição do governo. É que as panelas de alumínio contaminam a comida intensamente.

Para você ter uma idéia: pesquisa da Universidade do Paraná demonstrou que as panelas vendidas no Brasil deixam resíduos de alumínio nos alimentos que vão de 700 a 1.400 vezes acima do permitido. Isso só ao preparar a comida. Se esta ficar guardada na panela por algumas horas, ou de um dia para o outro, este valor pode triplicar ou quintuplicar.

Viu por que vale a pena trocar de panelas? Mas não é só.

O cabelo está caindo, desconfie do alumínio

Este metal, quando está excessivo no organismo, provoca grande oleosidade no couro cabeludo, que vai sufocar a raiz dos cabelos. Usar xampus contra a oleosidade ajuda, mas se você não eliminar a causa, vai perder muito cabelo. Muitas vezes, a queda de cabelos vem acompanhada de dormências ou formigamentos quando se fica na mesma posição (com as pernas cruzadas, por exemplo).

Além dos seus cabelos, todo o seu organismo está sendo prejudicado: o alumínio deposita-se no cérebro, causando o mal de Alzheimer (esclerose mental precoce) e expulsa o cálcio dos ossos, produzindo a osteoporose. Esse cálcio vai se depositar em outros lugares, produzindo bursite, tártaro nos dentes, bico de papagaio, cálculos renais.

E ainda vai para dentro das suas artérias, estimulando a pressão alta e a possibilidade de isquemias cardíacas (infarto), cerebral (trombose) e genitais (frigidez e impotência). Para o Dr. Mauro Tarandach, da Sociedade Brasileira de Pediatria, está bem claro o papel do alumínio nas doenças da infância, graças ao avanço da biologia molecular no que tange ao papel dos oligoelementos na fisiologia e na patologia.

Os sintomas clínicos da intoxicação por alumínio nas crianças, além da hiperatividade e da indisciplina, são muitos: anemia microcítica hipocrômica refratária ao tratamento com ferro, alterações ósseas e renais, anorexia e até psicoses, o que se agrava com a continuidade da intoxicação. Atualmente se utiliza a biorressonância para avaliar o nível do alumínio e outros metais. O método é muito menos dispendioso, podendo ser utilizado no consultório ou na casa do paciente. E como é que o alumínio entra no organismo? Através das panelas de alumínio, por exemplo, que vêm sendo proibidas em muitos países do mundo.

Prefira as garrafas

Sabe as latinhas de refrigerantes e cervejas, hoje tão difundidas no Brasil? Pesquisa do Departamento de Química da PUC demonstrou que elas não são fabricadas de acordo com os padrões internacionais. Em conseqüência, seu refrigerante predileto pode conter quase 600 vezes mais de alumínio do que se estivesse na garrafa. E além do alumínio foram demonstrados pelo mesmo estudo mais 12 outros metais altamente perigosos para a saúde nessas latinhas, como o manganês, que causa o mal de Parkinson, o cádmio, que causa psicoses, o chumbo, encontrado no organismo de muitos assassinos, e outros.

Histórico do alumínio

Descoberto em 1809, o alumínio é um metal muito leve (só é mais pesado do que o magnésio) e já é muito caro. Naquela época, Napoleão III, imperador da França,pagou 150 mil libras esterlinas (mais ou menos 300 mil reais) por um jogo de talheres de alumínio. Esse metal tem espantosa versatilidade, sendo utilizado em muitas ligas metálicas. Depois do aço, é o metal mais usado no mundo, seja em panelas, embalagens aluminizadas, latas de refrigerantes e cervejas, antiácidos e desodorantes antitranspirantes, assim como vasilhames para cães e gatos comerem e beberem. Nestes animais, com o tempo, pode causar paralisia dos membros posteriores que leva ao sacrifício precoce dos animais, na maioria das vezes, os veterinários, por falta de exames dizem que o animal está muito velho.

Em suma, o alumínio é muito útil. Porém, mortal.

08 julho 2008

Êba piada!



Assista no Youtube

Reflexologia Sexual



Uma boa sedução começa tentando decifrar os segredos ocultos pela pessoa que chama a sua atenção. Que tal, então, descobrir como o alvo do seu interesse se comporta na cama antes mesmo de investir na conquista?

Para isso, basta reparar em algumas características físicas, como o tamanho dos olhos ou a distância entre as sobrancelhas, como explicam os mestres taoístas Mantak Chia e W.U. Wei no livro Reflexologia Sexual, um guia para os que se amam.

Por meio de estudos, eles mostram como a aparência pode revelar o potencial sexual de outra pessoa e sua compatibilidade física com ela. Olho nas dicas e foto do pretendente nas mãos para dar um adeus definitivo às decepções e às ciladas.

Lábios
Os lábios são participantes ativos em qualquer paixão. De acordo com os autores, o lábio superior está mais ligado à natureza de dar amor, enquanto o inferior está relacionado ao ato de receber. Assim, homens e mulheres com lábios superiores mais carnudos têm personalidades mais propensas a dar carinho. Já as pessoas cujos lábios inferiores se destacam, preferem receber afeto. Apesar de ter os lábios inferiores mais avantajados, nenhum homem se importaria em dar amor à Sandra Bullock.

Dentes
Ainda falando de boca, os dentes também revelam características interessantes. O tamanho e a disposição deles indicam dois fatores (com a vantagem de ambos serem positivos): personalidade estimulante ao sexo, nos casos de dentes grandes, e órgãos genitais bem dispostos, que proporcionam prazer ao parceiro, nos casos de dentes pequenos. A explicação traz algum sentido à rivalidade mantida entre os fãs de Julia Roberts e Nicole Kidman - a primeira dona de um largo sorriso, enquanto Nicole encanta pela discrição.

Olhos
Não é a toa que a troca de olhares, aliada a algumas piscadelas, normalmente faz sucesso no início da paquera. Os olhos funcionam como guias do impulso sexual, basta atentar ao tamanho deles em relação ao rosto: quando grandes, indicam bons amantes, normalmente pouco afeitos à sedução verbal. Por isso, é tão comum encontrar pessoas de aparência superexpressiva, mas muito introspectivas. Trata-se, no fundo, de uma estratégia (ainda que inconsciente), que privilegia a manifestação de desejos e sentimentos por meio do olhar, em vez das palavras. Já o olhar fininho e sorrateiro, como o de Richard Gere, disfarça a personalidade mais racional de seus donos.

Sobrancelhas
Até as sobrancelhas têm seus segredos. Mais especificamente, o espaço entre elas. Se a distância entre uma e outra for de mais de dois dedos indicadores, significa que o homem ou a mulher tem forte impulso sexual. Mas se controle e não saia correndo para medir a distância entre as sobrancelhas do Keanu Reeves, caso o encontre pelas ruas, algum dia - mesmo porque, no caso dele, a régua é dispensável.

Orelhas
Os pontos erógenos (que provocam excitação) das orelhas são velhos conhecidos de muita gente. Mas poucos sabem dos segredos de personalidade que podem ser revalados por essa parte do corpo. Orelhas finas e pequenas são sinais de potencial sexual mais fraco, ao contrário das grossas e carnudas - atributo que só reforça o charme do veterano Sean Connery, por exemplo.

Nariz
Mulheres com nariz fino, magro, ossudo ou pontudo têm personalidades marcantes, tendendo a ser mais sensíveis e nervosas. Também são consideradas mulheres naturalmente mais lascivas, segundo os autores do livro. Tese comprovada pela cantora Madonna, que coleciona um bom catálogo de ex-namorados. Já as mulheres de nariz pequeno e achatado tendem a ser mais afetuosas.

--------------------------------
Fonte: www.minhavida.com.br
TOPO

06 julho 2008

Voe de primeira classe!


Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.

— Qual o problema, senhora? Pergunta a comissária.

— Não está vendo? — a passageira exalta-se: "Vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui, você precisa me dar outra cadeira."

— Por favor, acalme-se — disse a aeromoça e prossegue: "Infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, verei se ainda temos algum disponível."

A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.

— Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que temos apenas um lugar na primeira classe — E, antes que a mulher fizesse algum comentário, ela prossegue: — Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.

E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária conclui:

— Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...

E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

Obrigadíssimo Iarinha "Chama Violeta". TOPO

05 julho 2008

As cervejas mais caras do mundo


Ielle Bon Secours
Esta é a cerveja mais cara do mundo, custa aproximadamente US$ 1.000,00 a garrafa, o que vai dar um custo de aproximadamente US$ 300 a tulipa. Ela só pode se encontrada em um bar chamado Bierdrome, em Londres.

________________________________________

Samuel Adams' Utopias
Esta cerveja é feita pela Boston Beer Company utilizando o nome de um dos pais do Estado Norte Americano, Samuel Adams. Ela está em segundo lugar na lista das cervejas mais caras do mundo ao custo de US$ 100 por garrafa de 700ml, ou, US$ 50 a tulipa. Ela é vendida em embalagens de cobre que lembram os fermentadores que são utilizados há centenas de anos por cervejeiros.
Seu índice alcoólico é de 25%, tornando-a a cerveja mais forte do mundo (listada no Livro Guinness de Recordes). O processo de fazer esta cerveja pode levar até 12 anos, dando a ela ricos sabores. Diz-se que a produção é limitada à 8.000 garrafas por ano.


________________________________________

Tutankhamen Brew
A receita com que esta cerveja é feita é baseada em um método descoberto por um time de arqueologistas/egiptologistas da Universidade de Cambridge no Templo do Sol, da Rainha Nefertiti, no Egito. Acredita-se que a fermentadora encontrada em uma das quinas do templo foi feita pelo Rei Akhenaton, pai do Rei Tutancâmon. Era neste local também que os Rei e a Rainha faziam seus rituais de adoração.
Os arqueologistas procuraram auxílio de cervejeiros escoceses, e a cerveja é feita no laboratório da Universidade de Cambridge, ao custo de US$ 52 por garrafa. A produção é limitada e numerada.

TOPO

02 julho 2008

Resista aos pensamentos negativos



O pensamento negativo é uma criação nossa. É fruto de uma falsa avaliação das coisas.

Como ainda nos encontramos em um estágio de pouco desenvolvimento mental e moral, é comum que prevaleçam as indecisões, os medos e até mesmo os desesperos em nossos procedimentos.. O que, porém, não significa que devamos continuar dessa forma.

Um esclarecimento a respeito do pensamento positivo é muito útil, porque nos estimula a viver com tranqüilidade e alegria.

POR ISSO...

Empregue o pensamento positivo.

FAÇA SEMPRE ISSO.

O pensamento é positivo quando contém boa intenção. Ele nasce dos seus bons sentimentos, do seu desejo útil, das forças benévolas que sustentam você, de Deus. Pensar positivamente é entrar no ritmo agradável e inteligente do Universo.

O UNIVERSO É POSITIVO.

Resista aos pensamentos negativos, que desgastam o seu ser e lhe trazem males e insucessos.

A mente positiva realiza os anseios do coração.

(Do Livro "Toques de Luz" - Lourival Lopes). TOPO

01 julho 2008

Pãozinho Delicia (Famoso na Bahia)



Gostaria de compartilhar com você a receita que eu, mesmo sem experiência nenhuma de Culinária, consegui preparar com sucesso total. Estou postando a receita no meu blog sob pedidos de minha irmã, Celúcia, que fez questão de dizer que eles derretem na boca. Confira a receita indicada por Celita Polsgrove.

Ingredientes
Massa- 1 kg de farinha de trigo sem fermento
- 1 embalagem de fermento seco (11 g)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de leite morno (nunca quente pois
mata o fermento)
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de sal
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher (sopa) de manteiga

Para Cobertura dos Pãezinhos- 100 g de manteiga derretida
- 100 g de queijo parmesão ralado

Creme para Rechear (opcional)- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 gema
- sal a gosto (cuidado)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1/2
xícara (chá) de creme de leite

Modo de Preparo
Unte e esfarinhe 3 assadeiras retangulares grandes
(36x45) e reserve.
Para a Massa: numa vasilha coloque o fermento com a
farinha e o açúcar, mexa para misturar e dar um pouco
de ar e soltar a farinha e coloque todos os
ingredientes, deixando um pouco da farinha para o
final. Sove bem ate obter uma massa elástica (no mixer,
batedeira bata por 10 minutos na velocidade 2). Se sua
batedeira for de pouca potência, coloque pouca farinha
porque senão esquenta muito o motor, e depois de 10
minutos termine sovando na mão, em cima de uma
superfície limpa (pia). Sove bem, pois o segredo esta
em sovar. Se não tiver batedeira, sove manualmente por
15 minutos. Coloque a massa dentro de um plástico, e
deixe dentro do armário por 30 minutos. Divida a massa
em 60 partes (pode usar meia receita). A melhor maneira
e dividi-la ao meio e cada metade ir dividindo ao meio,
ate dar 60 pãezinhos. Modele cada pãozinho, com as mãos
untadas em manteiga, em formato redondo (se souber
bolear, melhor). Coloque-as no tabuleiro preparado.
Abafe novamente por 1:30 minutos. Pré-aqueça o forno a
(200ºC) e asse por uns 20 minutos (na deixe corar, ele
e mais branquinho que da mais maciez).
Para a Cobertura: passe cada pãozinho na manteiga
derretida com queijo ralado. Se quiser use a receita do
recheio, que e original.
Para o Recheio: numa panela coloque o leite, a farinha,
a gema, o sal e a manteiga. Leve ao fogo
mexendo bem ate obter um creme suave. Apague o fogo e
coloque o queijo parmesão e o creme de leite. É um
lanche delicioso, com ou sem recheio.

Fonte: CiberCook

TOPO

AVENTURAR-SE É PRECISO!

  CAVALEIRO DE PAUS (Fonte: personare.com.br) O Cavaleiro de Paus como arcano de conselho para este momento de sua vida sugere que é chegado...